ETFs Renda Fixa

IMAB11

Seleção de títulos públicos atrelados a inflação reunidos em um só investimento

saiba mais

B5P211

Acesso a títulos públicos atrelados a inflação com vencimento até 5 anos

saiba mais

IB5M11

Acesso a títulos públicos atrelados a inflação com vencimento superior a 5 anos

saiba mais

IRFM11

Seleção de títulos públicos pré-fixados reunidos em um só investimento

saiba mais

Perguntas frequentes

ETF (Exchange Traded Funds) é um tipo de investimento também conhecido como Fundo de Índice. Ele representa o índice de uma cesta de ações ou títulos do Tesouro, ou ainda papéis de algum setor da economia. Os Fundos de índice do Itaú são chamados ETFs It Now.

Índice: todo ETF busca refletir as variações e a rentabilidade de determinado índice, como o Ibovespa, S&P500, etc. Busque entender qual índice faz mais sentido para sua estratégia de investimento.

Eficiência: a eficiência de um ETF é medida pela aderência ao seu índice de referência. Quanto mais colados os dois estiverem, melhor! Busque por ETFs com comprovado histórico de baixo erro de aderência (tracking error).

Taxa de administração: além de buscar menores taxas de administração, considere também se o gestor do ETF aluga os ativos que têm em carteira. A receita desse aluguel adiciona um ganho extra e volta 100% para o investidor.

Liquidez: para garantir que você conseguirá negociar sempre que quiser, avalie o número de negócios e o volume operado pelo ETF, a liquidez dos ativos que compõem esse ETF e o tamanho do spread, ou seja, a diferença entre o preço de compra e de venda do ETF.

Expertise do gestor: experiência é fundamental! Considere o tamanho e escala do gestor, ou seja, busque um provedor experiente, que possua histórico consistente e seja comprometido com a estratégia de ETFs.

Os ETFs It Now podem ser comprados e vendidos como ações. As cotas podem ser negociadas através da sua corretora de preferência, diretamente pelo seu home broker. Consulte a lista de todas as corretoras de valores registradas na B3 e autorizadas a vender os ETFs It Now.

Dica: pelo home broker da Itaú Corretora, você conta com isenção de taxa de corretagem e custódia para os ETFs It Now (condições válidas para os segmentos Varejo, Uniclass, Personnalité e Private).

São produtos diferentes e que podem ser complementares. Entre as principais diferenças, O ETF de IMA-B não possui vencimento, tem vantagens tributárias, contém todas os vencimentos de NTN-Bs do mercado, tem taxa de administração e é negociado em bolsa.

Ao adquirir uma NTN-B, o investidor sabe o vencimento do título (apesar de poder vendê-lo antes dessa data), está exposto apenas a um título, não paga taxa de administração, paga a taxa da B3 (0,25%) se for via Tesouro Direto, não precisa negociar o ativo em bolsa e está sujeito ao IOF nos primeiros 30 dias e à tabela regressiva do IR. 

Não, todo o cupom que é pago é reinvestido nos ativos que compõem o índice IMA-B de acordo com a ponderação indicada pela Anbima, provedora do índice. O reinvestimento é feito pelo gestor do ETF, que é o Itaú. Para aqueles clientes que são tributados, como a pessoa física, isso é uma grande vantagem dado que o gestor reinveste os cupons sem tributação.

Ficou com alguma dúvida?

Utilize os canais abaixo para esclarecer suas dúvidas sobre os ETFs It Now