ETFs ESG

ISUS11

Invista em empresas comprometidas com a responsabilidade social e a sustentabilidade corporativa

saiba mais

REVE11

Acesso a 50 empresas engajadas em uma transição para uma economia verde

saiba mais

YDRO11

Capture o potencial das empresas focadas em hidrogênio como fonte de energia

saiba mais

GOVE11

Acesso a empresas que voluntariamente adotam padrões de governança corporativa diferenciados

saiba mais

Perguntas frequentes

ETF (Exchange Traded Funds) é um tipo de investimento também conhecido como Fundo de Índice. Ele representa o índice de uma cesta de ações ou títulos do Tesouro, ou ainda papéis de algum setor da economia. Os Fundos de índice do Itaú são chamados ETFs It Now.

São ETFs que tem suas carteiras construídas para dar exposição aos investidores à temática ESG, sendo o  "E" representado pela dimensão de meio ambiente da análise ESG, o "S" pela dimensão social e o "G" pela dimensão de governança corporativa.

Empresas que se atentam às questões ESG estão mais bem preparadas para lidar com as mudanças nos padrões de produção e consumo utilizando de maneira mais eficiente os recursos naturais e minimizando o impacto de seus produtos e embalagens no meio ambiente.

Índice: todo ETF busca refletir as variações e a rentabilidade de determinado índice, como o Ibovespa, S&P500, etc. Busque entender qual índice faz mais sentido para sua estratégia de investimento.

Eficiência: a eficiência de um ETF é medida pela aderência ao seu índice de referência. Quanto mais colados os dois estiverem, melhor! Busque por ETFs com comprovado histórico de baixo erro de aderência (tracking error).

Taxa de administração: além de buscar menores taxas de administração, considere também se o gestor do ETF aluga os ativos que têm em carteira. A receita desse aluguel adiciona um ganho extra e volta 100% para o investidor.

Liquidez: para garantir que você conseguirá negociar sempre que quiser, avalie o número de negócios e o volume operado pelo ETF, a liquidez dos ativos que compõem esse ETF e o tamanho do spread, ou seja, a diferença entre o preço de compra e de venda do ETF.

Expertise do gestor: experiência é fundamental! Considere o tamanho e escala do gestor, ou seja, busque um provedor experiente, que possua histórico consistente e seja comprometido com a estratégia de ETFs.

Os ETFs It Now podem ser comprados e vendidos como ações. As cotas podem ser negociadas através da sua corretora de preferência, diretamente pelo seu home broker. Consulte a lista de todas as corretoras de valores registradas na B3 e autorizadas a vender os ETFs It Now.

Dica: pelo home broker da Itaú Corretora, você conta com isenção de taxa de corretagem e custódia para os ETFs It Now (condições válidas para os segmentos Varejo, Uniclass, Personnalité e Private).

As cotas de um ETF It Now oferecem acesso a uma carteira diversificada de ações, em uma única operação. Assim, você não precisa realizar várias transações, reduzindo custos e riscos.

Ficou com alguma dúvida?

Utilize os canais abaixo para esclarecer suas dúvidas sobre os ETFs It Now